31 outubro 2007

Actividade 7 - O Cenário da Peça Teatral sobre o Haloween

Esta actividade é como que uma reflexão de tudo o que vai ser necessário para a Dramatização. Assim, a auxiliar de educação, os pais dos meninos, as crianças e a educadora, irão reunir os recursos materiais necessários para construírem e montarem o cenário. Os papás que queiram podem permanecer na Instituição durante a parte da manhã, para ajudarem na elaboração dos apetrechos necessários para compor um cenário que se relacione com o Haloween. Por outro lado darão apoio aos filhotes que fazem então os últimos ensaios. Este cenário que iremos preparar, mais não é do que a base da Dramatização. Uma das decorações que se pode prepar para esta manhã, é o enfeite do tecto da sala aonde vai decorrer a Dramatização (apenas a parte superior do local aonde vai decorrer a Dramatização). O Tecto irá ficar com aspecto de que está coberto de Teias de Aranha. Assim, e com o uso de lã branca, eu explicarei aos meninos que iremos todos cortar a lã em pedaços de tamanho médio. Após ter-mos toda a lã cortada, os meninos irão desfiar a lã o máximo que conseguirem. É preciso não esquecer que a Educadora tem que demonstrar como se faz tal tarefa, e sempre que solicitada deverá apoiar os seus meninos. Entretanto a educadora e a auxiliar com o apoio dos pais, irão pendurar a lã no tecto (com pedaços pequenos de fita-cola). Antes da peça começar borrifa-se a lã pendurada com água, dando a sensação de teias de aranha.
Este cenário fica mesmo muito bonito e original. Experimentem!!

30 outubro 2007

Actividade 6 – Preparação das Fardas e Máscaras do Haloween para usar na Peça Teatral

A preparação de máscaras ou fardas para vestir, é sempre uma situação de festa para as crianças. A grande maioria dos meninos adora mascarar-se e poder encarnar alguém que na realidade não é. É importante salientar que para esta actividade, os meninos podem já ter sido medidos anteriormente pela costureira da instituição. Para esta actividade eu considerei viável a realização de 4 máscaras diferentes: Bruxa, Múmia, Monstro e Cabeça de Abóbora. A distribuição dos meninos pelas diferentes fardas será feita de acordo com o número de crianças existentes no grupo.
Após uma breve conversa com o grupo de crianças, diz-se quais as fardas possíveis de serem realizadas. Esta actividade conta com a participação dos pais que queiram estar presentes para ajudar e para dar ideias para ornamentar as vestimentas dos meninos. Por considerar viável e bastante prático, irei vestir os meninos de forma simples e engraçada, e sem que seja preciso dispender de elevados custos económicos.
As Bruxas:
Desta forma as/os bruxinhas/os, serão vestidos com uma batina preta previamente cedida pela secção de costura do jardim-de-infância, e o cabelo estará no dia da dramatização, todo desgrenhado e empastado.
As bruxinhas entrarão em palco sempre com uma vassoura na mão, pois tal como reza a historia, as vassouras são o meio de transporte que elas usam apara voar.
As Múmias:
As múmias serão feitas com base em rolos de papel higiénico. Assim no dia da Dramatização, estas crianças serão enroladas em papel higiénico, de forma a lembrar uma verdadeira múmia. Na cara das crianças serão postas uns pensos rápidos em forma de cruz, e na cabeça levarão um gorro branco.
Os Monstros:
Algumas crianças farão de monstro no dia 31 de Outubro. Estas crianças levarão uma batina (tipo lençol) castanha (também cedida pela secção de costura da escola) e na cara uma mascara muita feia, de dar arrepios de medo… Esta será uma das actividades que se pode fazer nesta manhã (antes de decidir quem é quem).
As Cabeças de Abóbora:
Esta farda terá como base uma batina cor de laranja até aos pés, e na cara uma mascara com o desenho de uma abóbora. Estas máscaras serão realizadas na sala de aula.
A Realização das Máscaras
Como já pudemos constatar, quer as bruxas, quer as múmias não requerem de trabalho, ao nível de sala de aula, para realizar máscaras. Assim serão necessárias apenas as máscaras de monstro e as máscaras de Cabeça de Abóbora. Então estas máscaras serão realizadas na manhã do 6º dia de trabalhos sobre o Haloween, após a conversa em que se explica o que é pretendido na Dramatização. A educadora, já terá arranjado previamente o desenho das mascaras, e o que será pedido aos meninos, é o enfeite das diferentes máscaras, ou seja a composição que cada uma vai ter no seu interior. Todos os meninos darão diferentes sugestões para realizar as máscaras, e só depois é que se decide quem interpreta cada personagem. Caso não se chegue a um consenso, a educadora deverá fazer um sorteio para decidir a personagem que cada criança irá representar. Caso haja tempo, ainda na parte da manhã a educadora deverá descrever o que cada personagem vai fazer no dia da Dramatização. Por ser tão acessível, os ensaios não terão de ser feitos exaustivamente, nem nada que se pareça. Os ensaios deverão e serão breves e fáceis. Sem duvida que as dramatizações, pela sua natureza multidisciplinar, constituem um dos melhores recursos globalizantes para o desenvolvimento das crianças.

29 outubro 2007

Actividade 5 – Colagens

Esta actividade é simples, mas os mais novos adoram-na. Assim, após a pesquisa de imagens que haviam feito na actividade anterior, as crianças terão que colar as imagens que seleccionaram e recortaram no 4º dia de actividades do Haloween. Estas imagens irão ser coladas de forma aleatória (consoante o gosto de cada menino) num grande cartaz que posteriormente é colocado na parede da sala de aula. A Educadora já deverá ter escrito o termo “HALOWEEN” com uma letra gorda, grande e de fácil leitura (para os adultos, claro!). Ficaria mais ou menos como a imagem que se segue, só que em dimensões muito maiores e consequentemente mais gorduchas.

Após o término das colagens das imagens que recortaram anteriormente, a educadora pode pedir aos meninos que rasguem com as mãos pequenos pedaços de papel de lustro de cores diversas. Caso verifique que os pedacinhos ainda são muito grandes, pode-se dizer aos meninos para os rasgarem ainda ao meio. Convém realmente serem pedaços pequeninos (mas não minúsculos!), pois desta forma dará um trabalho muito mais interessante.

Posteriormente, e de forma organizada cada menino irá preencher uma parte de uma letra do titulo do cartaz, colando os pedacinhos do papel de lustro rasgado. Assim esta actividade funciona como sendo um mosaico, que eles irão preencher o mais cuidadosamente possível, para não passarem os limites impostos pelo suporte escrito que eu desenhei. Cada criança irá deixar o menor espaço possível entre os diferentes papelinhos colados, pois com toda a certeza dará um trabalho mais bonito e revelador de uma grande dedicação.

Como é fácil perceber, esta actividade exige o apoio constante da educadora, porque apela muito a colagens pequenas, que para alguns meninos quase são consideradas como sendo minuciosas. Este cartaz com imagens do Haloween ficará exposto na sala até ao final desta época festiva, sendo depois guardado para posteriormente ser aproveitado para actividades de reciclagem de papel.