21 julho 2007

Frases e Pensamentos

"A Escola deve apoiar-se nas experiências vividas
pela criança no seio da família e crescer
gradualmente para fora da vida familiar;
deve partir das actividades que a criança
vivencia em casa e continuá-las... É tarefa
da escola aprofundar e alargar os valores
da criança, previamente desenvolvidos
no contexto da família.”

in Educar a Criança
John Dewey, 1897

“É por volta dos 4 ou 5 anos que...eles querem
conhecer o seu corpo, os seus órgãos, para conhecer
e afirmar o seu sexo, para tentar compreender
as diferenças entre rapazes e raparigas.”

in A Sexualidade dos Seus Filhos

Prof. Marcel Rufo

“A auto - estima da criança depende da
qualidade das relações que existam
entre esta e aqueles que desempenham papeis
importantes na sua vida. A criança tem necessidade
de se sentir valiosa e digna de amor, e esta
necessidade não acaba na infância.
Sentir-se ou não amada influenciará
definitivamente o seu desenvolvimento.”

in Será feliz uma criança no infantário?
Colecção Crescer

“A inteligência espacial nasce da acção
que a criança exerce sobre o mundo”

in Educar a Criança

Howard Gardner, 1983

"A Creche tem que ser vista através de interesses
afectuosos e sociais da mãe. Toda a comunidade,
e o clã incluído, têm que se implicar na creche"

in Ensaios sobre a Educação II
João dos Santos

"Os pais, que se lamentam porque um
brinquedo foi escangalhado cometem um
erro considerável, que demonstra a sua
ignorância acerca de um fenómeno
importante: os bocados dos brinquedos
escangalhados têm ainda mais valor para
a criança do que os brinquedos inteiros,
são-lhe muito úteis durante muito tempo"

in A Criança e a Expressão Dramática
(Entrevista de François Dolto, Psicanalista de crianças)

“... O potencial de desenvolvimento de
um contexto pré-escolar depende da
extensão em que os adultos supervisores criam
e mantém oportunidades para o envolvimento
das crianças numa grande variedade de actividades...”

in Educar a Criança

Urie Bronfenbrenner,1979

" A arte diz-nos sempre alguma
coisa acerca do mundo em que vivemos,
mesmo que não fale de assuntos históricos e sociológicos"

in A Definição da Arte
Umberto Eco

“ O conhecimento não provém,
nem dos objectos, nem da criança,
mas sim das interacções entre as crianças e os objectos”

in Educar a Criança

Jean Piaget

"Uma criança de dois anos, por suas condições,
não pode copiar um círculo,
embora algumas crianças dessa
idade sejam capazes de copiar uma linha.
Com efeito, as garatujas não são
tentativas de retratar o meio visual infantil.
Em grande parte, os próprios rabiscos
baseiam-se no desenvolvimento físico
e psicológico da criança, não em alguma
tentativa de representação"

in Desenvolvimento da Capacidade Criadora
Lowenfeld e Brittain

16 julho 2007

Pintura com Pasta de Dentes

Esta actividade tem um carácter de inovação, pois permite que os meninos pintem em relevo. Para além disto, vai-lhes desenvolver o léxico, pois terá que se explicar o que é uma pintura em relevo, assim como a restante informação adicional necessária à compreensão da actividade. A pasta de dentes será então colocada em diferentes pratos rasos (tantos quantas cores se pretender fazer), e misturada com a tinta pretendida. De seguida, cada criança irá espatular o que bem entender na sua respectiva folha de cartão. Cabe a quem dinamiza a actividade, dizer que é possível eles fazerem um desenho com a espátula, não tendo então que ser abstracto obrigatoriamente. Os meninos terão oportunidade de experimentar e aprender a fazer desenhos, sem que seja necessário um lápis ou caneta. Quando se transmite esta informação às crianças, o próprio adulto tende a ficar curioso por ver o resultado final da actividade, pois algumas crianças realizam mesmo um desenho com a espátula, como se de uma caneta se tratasse. Para finalizar a pintura espatulada que fizeram, podem ainda utilizar garfos (de brincar) e até outros utensílios que permitam fazer desenhos.
Objectivo Geral:
Promover técnicas de pintura em relevo

Conteúdos:
Manusear a espátula com destreza
Desenhar com a espátula
Perceber que podemos dar outra utilidade às coisas, como acontece com esta pintura com pasta de dentes
Recursos materiais:
Pasta de dentes
Espátulas (de médico ou de gelados)

Cartolinas A4
Digitinta
Pratos Rasos
Garfos plásticos para desenhar no relevo
Estratégias:
Deixar os meninos misturarem as tintas com a pasta de dentes

Permitir que cada criança escolha a cor ou cores com que quer espatular a sua folha de cartão A4
Promover a ideia de se poder fazer um desenho com a espátula, ao invés de ser um lápis

Preparação da Actividade

Realização da Actividade: