06 julho 2007

Animação Infantil

Vão-se realizar algumas actividades no Concelho de Sesimbra, que na minha opinião são extremamente apelativas e interessantes para miúdos e graúdos. Assim e no âmbito do Verão no Espaço Zambujal, haverão inúmeras actividades para ocupação dos tempos livres das crianças. Vejam e escolham as que mais se enquadram naquilo que pretendem. Cada actividade terá a duração de uma semana (semanas temáticas). Estas actividades têm como destinatários todas as crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 12 anos de idade.

O Corpo Humano - 9 a 13 de Julho
As tradições - 16 a 20 de Julho
A Natureza - 23 a 27 de Julho
A Alimentação - 30 de Julho a 3 de Agosto

No dia 10 de Julho pelas 15 horas haverá um Ateliê de Expressão Dramática intitulado O Corpo: Sons Que Não Se Esgotam no Pólo de Leitura da Quinta do Conde, em que todas as crianças com mais de 3 anos têm livre acesso. Esta actividade visa trabalhar a projecção da voz, sua intensidade, ritmo e tom, através da expressão dos sons corporais.

No dia 14 deste mês haverá também um Ateliê de Expressão Plástica às 15 horas na sala infanto-juvenil da Biblioteca Municipal de Sesimbra, cujos destinatários são as crianças e os seus pais. Este ateliê intitula-se "Vamos Pintar o Mar", e irá basear-se na técnica de stencil para pintar o mar numa tela comum.

Contactos:

Espaço Zambujal Tel: 96 241 73 27

Pólo de Leitura da Quinta do Conde Tel: 21 210 10 22

Biblioteca Municipal de Sesimbra Tel: 21 228 85 88

05 julho 2007

Esquema das Orientações Curriculares

Estes esquemas que de seguida vou apresentar baseiam-se nas Orientações Curriculares para a educação Pré-Escolar. Por acreditar que estas orientações são de facto uma mais valia na vida das crianças e de quem com elas trabalha, tenho tentado manter-me em contacto estreito com o que as orientações transmitem, não só ao nível das áreas de conteúdo, mas em relação a tudo o que rodeia a prática pedagógica do dia-a-dia.

03 julho 2007

Roteiro Infantil

O Espaço Monsanto da Câmara Municipal de Lisboa, tem inúmeras actividades que estão ao alcance de todos nós. Assim, a primeira actividade de que vos vou falar intitula-se Monsanto Brincalhão, e fomenta várias técnicas de expressão plástica e os cinco sentidos: Papel Marmoriado, Jogo da Silhueta, Descobre o Cheiro e o Tacto; Jogo do Explorador, e todas elas baseadas em Actividades lúdicas e ambientais
Limite participantes: 20Duração: 1h30
Idade: dos 3 aos 6 anos Às 10h ou às 14h30, consoante o grupo interessado. (Actividade sujeita a inscrição prévia)
O Espaço Monsanto tem neste momento em cena "O Livro de Magik", estando esta peça de teatro infantil a decorrer no seu Auditório.

Em Julho:
Dias 7, 14, 21 e 28 - às 16h00

Este Espaço da Câmara de Lisboa tem ainda vários Parques Recreativos, entre eles o Parque Recretivo do Alto da Serafina, o Parque Recreativo do Alvito e Parque Recreativo dos Moinhos de Santana. Todos estes parques permitem um sem número de actividades lúdicas, e são muito conhecidos pela diversidade e originalidade dos seus brinquedos.
Nos Ateliers de Música para Bebés realizados pela Academia Novas Letras, desenvolve-se um trabalho musical a partir dos 18 meses, cujo principal objectivo é o contacto e aquisição com o pensamento musical.

Os Ateliers de Artes Plásticas desta academia pretendem, através da interacção da criança com as artes plásticas, obter resultados significativos na vida de cada criança. Esta poderá então apreciar e reflectir sobre a arte individualmente ou inserida num grupo, aprendendo e interligando as diversas linguagens que esta área permite, transformando e ampliando a percepção que tem do mundo que a rodeia, a sensibilidade, o conhecimento e a imaginação. Estes factores de desenvolvimento são sem dúvida primordiais para a estimulação do seu desenvolvimento cognitivo. Este Atelier é também realizado através da Academia Novas Letras, cujo site se encontra nos links interessantes deste blog.

01 julho 2007

Realização de uma Pintura com Bolinhas de Sabão

Esta actividade é sem dúvida uma actividade de grande interesse ludico-pedagógico. Ao mesmo tempo que a criança aprende uma nova forma de pintar, brinca e diverte-se a fazer bolinhas de sabão.
Nesta actividade todos ajudaram a preparar o líquido que nos permitia fazer bolinhas de sabão. Para além disto, cortei as palhinhas ao meio, pois quanto mais pequenas são, e quanto de mais longe se manda a bolinha, mais bonita fica a pintura.
Recursos Materiais:
Palhinhas
Detergente da loiça
Digitinta
Recipientes
Cartolinas A4 (tamanho mínimo, e cada criança deve ter uma cartolina para si)
Objectivos

Objectivo Geral:
Promover uma brincadeira como instrumento de Pintura

Objectivos Específicos:

Soprar devagarinho, de forma a fazer bolinhas de sabão

Perceber que se pode pintar e desenhar de variadíssimas formas
Estratégias:
Deixar os meninos misturarem as tintas com o detergente da loiça
Permitir que cada criança escolha a cor ou cores que quer utilizar na sua pintura
Repetir sempre que necessário, que o mais importante é soprar devagarinho
Registo Fotográfico da Execução da Actividade: