29 junho 2007

Herança Cultural

« Em tempos li numa revista norte-americana, a Dance Magazine, a seguinte citação do antigo presidente dos Estados Unidos, Lyndon Johnson, proferida há cerca de um quarto de século: "Na longa história da Humanidade, um sem número de impérios e nações nasceram e desapareceram. Aqueles que não conseguiram produzir obras de arte duradouras estão hoje reduzidos a discretas notas de rodapé nos nossos compêndios de história. A arte de uma nação é a sua herança mais preciosa. É através da obra de arte que revelamos a nós próprios e aos outros a visão interior que nos guia como nação. E onde não existe essa visão os povos irremediavelmente perecem."
Isto para mim é uma verdade tão evidente que faz com que eu me questione, muitas vezes, sobre para onde é que se deve orientar a criatividade e os tempos livres das crianças. Existe toda uma problemática que gira à volta da educação, à volta do "upbringing" (do crescimento) da criança acompanhado e orientado. A necessidade de investimento cultural ao nível das camadas jovens é realmente algo que tem preocupado muita gente e deverá envolver muita mais! (...). Na minha opinião, a dança, mais do que criar estereótipos visuais ou mentais nas pessoas, cria uma coisa fascinante, que é a disciplina. »
António Laginha in "Tempos Livres - A Criança, o Espaço, a Ideia"

26 junho 2007

Barro Delicioso para o Seu Filho Moldar e Comer!!

Hoje decidi postar sobre uma actividade de culinária para os mais novos, especialmente indicada para a idade de creche! As crianças adoram modelar massa, mas nestas idades de creche deve-se ter especial atenção a se esta é ou não tóxica. Assim, deve-se trabalhar com massas provenientes de ingredientes culinários, e jamais com plasticina, pois tentarão sempre colocá-la na boca. A típica massa de sal que é realizada em creche é de facto indicada para as crianças desta valência, mas esta massa de que hoje vos vou falar, não só é indicada, como também é muito deliciosa! Através desta receita muito simples, os mais pequenos podem cozinhar, brincar com o produto final do que cozinharam, e por fim até o podem comer!

A receita é a seguinte:
- Uma chávena de manteiga
- Três colheres de sopa de mel
- Uma chávena de leite em pó

Após esta mistura estar feita, deixe a criança explorar livremente este "barro", mas atenção às mãos; estas devem estar bem lavadas quando as crianças começarem a modelar esta mistura. Incentive as crianças a fazerem bolinhas com o "barro", cobras e bigodes, a espalmar esta mistura com as suas mãos ou com utensílios apropriados a esta faixa etária, e no fim, sirva o "barro" para comerem após o lanche.
Se forem gulosos, mesmo não tendo criança alguma, aproveitem e façam este "barro", que posso dizer-vos que é simplesmente divinal! Até já experimentei substituir o leite em pó por chocolate em pó!

25 junho 2007

O Meu 1º Festival

O Meu 1º Festival é um acontecimento inédito em Portugal e no Mundo, em que as personagens que todas as crianças admiram se juntam num mesmo espectáculo de 28 de Junho a 01 de Julho. Assim, estará no Parque dos Poetas em Oeiras (local onde irá decorrer este festival infantil) o Noddy, que terá lugar no palco principal deste evento, e claro está, na companhia do seu carro amarelo!!! O Ruca é outro convidado deste festival, e irá propôr novas aventuras a todas as crianças que estiverem no recinto . Outro convidado importante é o Bob o Construtor, que divertirá também muito os mais novos. Para além destas 3 estrelas da actualidade, foram também convidadas as Bratz, a Leopoldina (que levará as crianças ao mundo encantado dos brinquedos), as Doce Mania (que irão cantar e encantar com os sucessos que as Doce cantaram nos anos 80 ), e os craques da bola Oliver e Benji. Será um verdadeiro mundo de fantasia, recheado com muita música, emoção e diversão.

Este espectáculo tem como objectivo principal, promover a interacção das crianças com os seus ídolos, ao mesmo tempo que lhes proporciona vários momentos lúdico-pedagógicos. Sem dúvida, um espectáculo a não perder! Se é caro??? Barato não é, mas...vejamos: quantas pessoas vão ver em breve Metallica? Se os adultos podem ir a um concerto, os mais novos porque é que não podem? É que o preço do bilhete para ir ver Metallica (por exemplo), dá para comprar um bilhete para 1 adulto e outro para uma criança, para ambos assistirem a este estrondoso espectáculo que vai ser O Meu 1º Festival. Claro que existem famílias que não poderão despender da quantia pedida, mas lembrem-se que se pensarem em ir ver um concerto para adultos, abdiquem do vosso concerto, a favor dos vossos filhotes, que afinal são os vossos mais que tudo!
Este festival decorre das 9h00 às 21h00, de forma a que os mais novos cumpram as suas rotinas de dormir cedo.
O Meu 1º Festival ofereceu bilhetes a 464 crianças carenciadas de Oeiras, oriundas do Bairro dos Navegadores e de Centros de Acolhimento diversos. Esta atitude, quanto a mim, é de louvar, pois nos concertos dos adultos isto não acontece (pelo menos no que confere ao departamento da organização)
Agenda do Espectáculo:
Manhã
09h30 - Leopoldina
10h00 - Bob o Construtor
11h00 - Doce Mania
12h00 - Noddy
13h00 - Bratz
14h00 - Ruca
Tarde
16h00 - Ruca
17h00 - Bratz
18h00 - Noddy
19h00 - Doce Mania
20h00 - Bob o Construtor
20h30 - Leopoldina