11 maio 2007

Um Colar Para a Mamã!

Se há coisa que as crianças gostam de fazer é sem dúvida pinturas! Se perceberem que aquilo que pintaram pode ter um real valor utilitário, mais motivados e felizes irão ficar. Já se passaram uns dois anos desde o dia em que realizei esta actividade com 3 crianças (embora nas fotos só só se veja uma que tinha na altura cerca de 4 anos). No dia destas actividades fizeram-se coisas muito lindas, e esta criança pediu-me para fazer uma prenda para a mãe. Utilizei digitinta, porque por não ser tóxica é a mais aconselhada para estas idades (havia uma criança de 2, outra de 4 e outra de 6). A criança que aparece nas fotos é tão reguila quanto as outras da sua idade, no entanto revelou uma concentração enorme ao longo das actividades, fruto do factor surpresa com que se deparou. Numa simples visita à minha casa não esperava pintar, construir, recortar, estampar, etc. Hoje apenas coloquei as fotos de uma das actividades, pois posteriormente colocarei outras mais.
É notória a concentração que esta criança tem enquanto pinta as massa de cozinha para posteriormente realizar um fio para a mãe. Achei realmente curioso o facto desta criança ter tentado pintar o mais que conseguia a parte de dentro da massa (tipo canudos).
Nestas duas fotos a criança está a enfiar as massas num fio
O fio ficou pronto!
Nota: Para mim o mais importante não é o trabalho final em si, mas os processos que se utilizaram até chegar a este. Muitas vezes os pais recebem prendas do dia da Mãe, Pai ou de Natal, realizadas pela própria instituição educativa. A última prenda de Natal que um dos meus sobrinhos deu aos pais foi, por exemplo, um calendário com as fotos dele, que o colégio onde anda mandou fazer numa gráfica. Não será muito mais gratificante receber algo realizado inteiramente pela criança? Claro está que quando a idade não permite (não era o caso), as actividades poderão ser dirigidas, mas nunca efectuadas totalmente por outras pessoas que não a própria criança.
____________________________________________________
Materiais utilizados:
Bandeja/prato raso;
Digitinta;
Pincéis;
Massas de Canudos;
Fio;

09 maio 2007

No Centro Cultural Olga Cadaval Vai haver um concerto para bebés no palco do auditório Jorge Sampaio. O concerto irá realizar-se no dia 13 de Maio às 15 e às 16.30.
Preços: 10 Euros – Adulto + Bebé até aos 47 meses (almofadas)7,5 Euros – maiores de 47 meses (cadeiras)
Na sala de ensaio do CC Olga Cadaval, vai também realizar-se a encenação da peça
"A Espada Do Rei Artur" - Literaturinha: Leituras Encenadas pelo teatromosca. Esta peça é indicada para crianças a partir dos 6 anos, e pretende iniciar os meninos e as meninas na fruição estética dos clássicos de leituras encenadas.
Duração: aproximadamente 45 minutos
Preço: 7,50 Euros <12> 65 anos: 5 Euros
Nota: O site deste Centro Cultural está nos Links do meu blog

06 maio 2007

Dia da Mãe

Parabéns a todas as mamãs do mundo, e em especial às mamãs deste País maravilhoso que é Portugal. Todos os dias do ano deveriam ser dias da mãe, Natal e afins, porque todos os dias se devia agradecer e dar valor às nossas conquistas diárias...ao menos hoje vamos tentar esquecer tudo o que de pior nos atormenta, e viver este grande dia ao lado de quem nos deu a vida (pelo menos aqueles que ainda têm a sorte de ter uma mamã). O tributo que hoje se faz, devia-se fazer todos os dias. PARABÉNS MÃE!