Desde muito cedo a criança começa a tentar comunicar com os que lhes são mais próximos, e a tentar expressar as suas ideias para que os suas diversas intenções sejam compreendidas, e se possível realizadas. Desde logo com os primeiros balbuciares típicos dos bebés, as crianças demonstram sinais de interacção com o adulto que as rodeiam; sorriem e palram quando estão felizes, choram e resmungam quando algo não está bem. Na aquisição da linguagem falada os pais são detentores de uma verdadeira responsabilidade, pois cabe primeiramente a estes a responsabilidade de estimular a sua criança, sem a apressar ou tecer-lhe críticas que não sejam construtivas. É também importante referir o quanto importante é a linguagem escrita, pois desde muito cedo que a criança contacta com esta, pois sempre que vê a mãe a ler uma receita ou o pai a ler o jornal, a criança fica intrigada e o interesse pelo código escrito aumenta com o passar dos dias. Na escola (entenda-se creche ou jardim de infância) a criança também contacta com este código composto por letras, sinais e espaços, mais que não seja, sempre que a educadora lê uma história. Cabe então aos pais a tarefa de estarem em contacto permanente com a escola do seu filho, para desta forma proporcionarem de um modo natural, funcional e afectivo, muitas situações de contacto com a linguagem escrita (livros, placares com informações, folhetos, etc.).
Na creche e no jardim-de-infância, deve-se colocar os materiais relacionados com a escrita, dentro de caixas/gavetas transparentes. No caso de se fazer isto em idade de creche, deve-se colocar na frente de cada gaveta, o símbolo correspondente ao que está no seu interior. Assim todos os meninos conseguem "ler" e compreender o que se encontra dentro de cada gaveta. É sempre adequado que as crianças tenham um leque variado de escolha de materiais para realizarem as suas obras-primas, sejam elas desenhos, letras, ou pinturas.
Desta forma, todas as crianças arrumarão os materiais que utilizaram, após terem terminado o seu "trabalho escolar".
Nesta foto, vê-se um móvel com gavetas transparentes, em que se colocou legos e outros brinquedos de encaixe, para permitir que a criança escolha que tipo de peçinhas quer para brincar, e as guarde após a sua utilização. Esta autonomia da criança é fundamental para a sua auto-estima e para o seu auto-conceito.