04 maio 2007

Desde muito cedo a criança começa a tentar comunicar com os que lhes são mais próximos, e a tentar expressar as suas ideias para que os suas diversas intenções sejam compreendidas, e se possível realizadas. Desde logo com os primeiros balbuciares típicos dos bebés, as crianças demonstram sinais de interacção com o adulto que as rodeiam; sorriem e palram quando estão felizes, choram e resmungam quando algo não está bem. Na aquisição da linguagem falada os pais são detentores de uma verdadeira responsabilidade, pois cabe primeiramente a estes a responsabilidade de estimular a sua criança, sem a apressar ou tecer-lhe críticas que não sejam construtivas. É também importante referir o quanto importante é a linguagem escrita, pois desde muito cedo que a criança contacta com esta, pois sempre que vê a mãe a ler uma receita ou o pai a ler o jornal, a criança fica intrigada e o interesse pelo código escrito aumenta com o passar dos dias. Na escola (entenda-se creche ou jardim de infância) a criança também contacta com este código composto por letras, sinais e espaços, mais que não seja, sempre que a educadora lê uma história. Cabe então aos pais a tarefa de estarem em contacto permanente com a escola do seu filho, para desta forma proporcionarem de um modo natural, funcional e afectivo, muitas situações de contacto com a linguagem escrita (livros, placares com informações, folhetos, etc.).

Na creche e no jardim-de-infância, deve-se colocar os materiais relacionados com a escrita, dentro de caixas/gavetas transparentes. No caso de se fazer isto em idade de creche, deve-se colocar na frente de cada gaveta, o símbolo correspondente ao que está no seu interior. Assim todos os meninos conseguem "ler" e compreender o que se encontra dentro de cada gaveta. É sempre adequado que as crianças tenham um leque variado de escolha de materiais para realizarem as suas obras-primas, sejam elas desenhos, letras, ou pinturas.
Desta forma, todas as crianças arrumarão os materiais que utilizaram, após terem terminado o seu "trabalho escolar".

Nesta foto, vê-se um móvel com gavetas transparentes, em que se colocou legos e outros brinquedos de encaixe, para permitir que a criança escolha que tipo de peçinhas quer para brincar, e as guarde após a sua utilização. Esta autonomia da criança é fundamental para a sua auto-estima e para o seu auto-conceito.

02 maio 2007

Expressão Dramática/Teatro

" A expressão dramática é um dos meios mais valiosos e completos de educação. A amplitude da sua acção, abrangendo quase todos os aspectos importantes do desenvolvimento da criança e a grande diversificação de formas que pode tomar, podendo ser regulada conforme os objectivos, as idades e os meios de que se dispõe, tornam-na por excelência a principal forma de actividade educativa. (...) O objectivo principal desta forma de educação é a expressão, ou seja, o estimular da criança para que expresse livremente todos os seus sentimentos, desejos e tensões interiores."

Alberto B. Sousa in Educação pela Arte e Artes na Educação
A propósito desta frase, lembrei-me de vos dizer o quanto é importante fomentar o gosto pelo teatro, assim como pelas demais actividades culturais. Actualmente já existe uma oferta enorme de peças teatrais para crianças, ao contrário de há alguns anos atrás. Vou então colocar algumas peças que estão actualmente em cena.

«A Casinha da Floresta» - Contos de Fadas em teatrinhos de marionetas para crianças até aos 4 anos. Esta peça está em cena no museu da criança.

http://www.museudascriancas.eu/

No Teatro Infantil de Lisboa está em encenação a peça "A Flauta Mágica", e posso vos dizer que fui ver esta peça e adorei. vejam o site e não se arrependerão.

Durante todo o ano, o Espaço Monsanto da Câmara Municipal de Lisboa apresenta várias peças de teatro infantil no seu Auditório. Esteja atento à programação.

01 maio 2007

Formação / Seminário

No Instituto Superior de Psicologia Aplicada, irá realizar-se uma formação avançada em Arte-Terapia, com início a 16 de Junho e final a 15 de Março de 2008, com a duração total de 80 horas. Para além desta formação avançada, vai realizar-se um Seminário de Psicopatologia intitulado "Subjectividades Depressivas - Perspectivas Fenomenológicas e Existenciais", também através do ISPA, no dia 26 de Maio. Gostava também de lembrar que a exposição "Falar de coisas difíceis" (tinha-vos falado de uma acção de formação com o mesmo nome), estará na Biblioteca Municipal de Sesimbra até ao dia 5 de Maio. Esta exposição pretende facilitar o acesso dos adultos e crianças a livros para a 1ª. infância. É importante que os pais fomentem a leitura na vida quotidiana das crianças, pois esta tem um papel fundamental no desenvolvimento dos mais novos.

30 abril 2007

Massa Mágica

As actividades pedagógicas são de facto primordiais no desenvolvimento harmonioso das crianças. Muitas vezes diz-se que a fase mais importante para se realizarem actividades é a idade pré-escolar, mas eu discordo inteiramente. A verdade é que sempre trabalhei em creche, e só estive com meninos dos 5/6 anos (último ano em Jardim de Infância) no estágio que realizei ao longo do curso.
Pois aqui vai uma actividade importantíssima para a idade de creche: Massa Mágica. Já ouviram falar? Misturem farinha maizena com água e verão. Quando não se toca na mistura feita, a massa adere à mesa ou local onde está colocada, mas quando esta entra em contacto com a mão, fica mole e a escorregar por todo o lado. Parece mesmo magia! A foto que coloquei, refere-se a crianças com cerca de 1 ano e pouco, e foi realizada no jardim, em cima de uma mesa lavável. De seguida vou apresentar os objectivos que pretendi atingir com esta actividade.
Objectivo Geral: Promover a capacidade de exploração

Objectivos Específicos:
Fomentar o controlo da motricidade,
Explorar um material novo,
Permitir o contacto com novas texturas,
Promover a capacidade de iniciativa.

Para isso, deixei-as explorar livremente a massa mágica, e com as minhas mão ia também explorando e demonstrando o que dava para fazer com esta.