06 abril 2007

Hoje comprei uma coisa fantástica para os meus sobrinhos mais novos. A 3M acaba de lançar no mercado, uns blocos adesivos post-it, cujas folhas se colam nas paredes da casa para que a criança pinte e desenhe na vertical. É bem certo que o papel de cenário também serve para este efeito (e bem!), mas a minha irmã por ter as paredes estucadas, não permitia fita-cola ou algo similar, pois marcam e estragam as paredes. O melhor deste novo produto é que as folhas têm uma fácil afixação em quase todos os sítios. Isto significa que as folhas podem ser coladas e descoladas, sem que as paredes fiquem marcadas ou danificadas. Pois é...os meus sobrinhos amaram a ideia, e provavelmente terei que ir comprar outro bloco brevemente, tal não é o uso que lhes estão a dar. Incentivem a criatividade dos vossos filhotes, pois esta é cada vez mais imprescindivel às nossas vidas.

03 abril 2007

Terapia pela Arte

« Os terapeutas que ajudam as crianças a lidar com traumas emocionais, encorajam-nas a desenhar. A criança que desenha os seu sentimentos não precisa de os traduzir em palavras ou de os compreender, nem de se preocupar por poder dizer coisas erradas (Groth-Marnat, 1984).
As cores que a criança escolhe e o que a criança representa podem exprimir emoções profundas (Garbarino, Dubrow, Kostelny & Pardo, 1992). "O uso terapêutico do jogo e da arte pode ajudar a criança a reinstalar o seu sentimento de controlo interno...e a sua auto-estima e a desenvolver...a confiança" (p.204) e assim restituir a saúde emocional. » [in O Mundo da Criança,´Mc Graw Hill, pág.291]

02 abril 2007

Fiquei hoje a saber que o Instituto Jean Piaget de Almada vai realizar dois Workshops que considero importante partilhar com vocês. Workshop de Movimento e Dança: 7,14,21 e 28 de Abril.
Workshop Animação de Bibliotecas: 5,12,19 e 26 de Maio, a inscrição terá que ser efectuada até ao dia 27 de Abril de 2007. O ano passado eu realizei este mesmo workshop de Animação de Bibliotecas, e adorei. O de movimento e dança não fiz, nem irei fazer agora, pois como tenho aulas ao sábado não o poderei frequentar. As inscrições deverão ser feitas através do telefone 212946250, extensão 385, ao encargo de João Paulo Caetano, ou através de email: info@almada.ipiaget.org
Para além destas duas formações do Piaget, vai também haver um Ciclo de Debates Universitários: A Televisão na Era Digital. De seguida irei colocar as datas previstas para estas conferências e o local de realização.
12 Abril - Universidade do Minho
04 Maio - Universidade dos Açores
17 Maio - Universidade do Algarve
31 Maio - Universidade da Beira Interior
26 Setembro - Universidade de Aveiro
04 Outubro - Universidade da Madeira
10 Outubro - Universidade de Coimbra
Mais informações em http://50anos.rtp.pt/conferencias

01 abril 2007

Quem é que nunca ouviu falar da Clarinha de Páginas da vida? Esta personagem é interpretada por Joana Mocarzel, uma menina de 7 anos, portadora de Síndrome de Down. Hoje vi pela primeira vez um excerto da reportagem de Evaldo Mocarzel intitulada "Do Luto à Luta", e adorei. Este Realizador brasileiro é o pai de Joana Mocarzel, e vem desmistificar e clarificar que estas crianças, embora de forma mais lenta, conseguem alcançar o que os meninos ditos normais também conseguem. Mais uma vez se prova, que os portadores de Síndrome de Down/Trissomia 21, podem ser verdadeiros artistas. Esta menina, com apenas 7 anos, é já uma estrela de televisão, elogios e prémios não lhe faltam. Joana muitos Parabéns!
Vou deixar o site onde poderão ver o trailer do filme "Do Luto à Luta". Vejam, pois está extremamente bem conseguido.