31 março 2007

Postais dos Diferenças

Quando vos falei do "Diferenças" e das actividades plásticas que estes meninos desenvolvem neste local (não realizam este tipo de actividades em todas as consultas), esqueci-me de vos dizer que os postais realizados neste Centro no último Natal, foram inteiramente executados pelas diferentes crianças (com diferentes problemas de desenvolvimento). Estes postais estiveram à venda, e por mais que eu quisesse comprar algum, já não tinham nenhum. Mais uma vez se prova que estamos perante verdadeiros artistas, que tentam através da arte expressar as suas vontades (mesmo que de forma implícita), funcionando esta muitas vezes como catarse. A verdade é que a arte relaciona-se com a descoberta de nós próprios, tornando-se terapêutica.

29 março 2007

Visita ao Diferenças

Ontem estive no DIFERENÇAS - Centro de Desenvolvimento Infantil, no Centro Comercial da Bela Vista. Fui recebida com muita atenção por todos os funcionários deste Centro, e tive uma reunião com a Dra. Ana Rita Gomes, que se disponibilizou a esclarecer todas as minhas dúvidas e inquietações. A Dra. Ana Rita é uma das Psicólogas Educacionais que este Centro tem, e foi incansável comigo. Para ela aqui vai um beijinho com um muito obrigado associado. O Diferenças é uma Unidade Autónoma da APPT21(Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21), e por isso mesmo, não recebe apenas crianças com Trissomia 21. Este Centro está apto a receber todas as crianças com Perturbações do Desenvolvimento Infantil, para uma consulta de desenvolvimento, sendo que o acompanhamento que a criança vai necessitar, é decidido pelo director Clínico- Dr. Miguel Palha, e pela sua equipe de apoio ( Programa de Intervenção específico para cada tipo de Perturbação do Desenvolvimento Infantil). A produção de material lúdico-pedagógico tem sido uma prioridade da equipe do Diferenças, de forma a apoiar não só as dificuldades dos meninos, como também as dificuldades que muitas vezes os pais têm em lidar com os diferentes problemas que os seus descendentes têm. Este Centro não funciona como "escolinha", embora esteja em contacto com a realidade escolar de cada criança, e com o seu ambiente familiar. Então, embora realizem actividades variadas com os meninos, nem sempre estas têm um cariz plástico/artístico.Actualmente já têm jogos para o computador, que potenciam o desenvolvimento cognitivo das crianças. É preciso esclarecer que estes materiais didácticos produzidos pela equipe do Diferenças, servem para toda e qualquer criança, não tem de ser necessariamente para crianças com problemas de desenvolvimento.
Quando pensarem em oferecer um jogo/brinquedo a um menino/a com mais de 3 anos, dêem um pulinho até à Bela Vista e comprem "Os Números da Mimocas", "O Jogo da Mimocas" e/ou "As fichas da Mimocas". Embora estes 3 cd`s estejam interligados uns com os outros, pode-se comprar perfeitamente apenas um. Joga-se na mesma, brinca-se e aprende-se de forma lúdica. De seguida vou colocar algumas fotos das salas deste Centro de Desenvolvimento, e também dos espaços de brincadeira livre, pois acho que estão extremamente apelativos e atractivos.

A Decoração do Diferenças

27 março 2007

É Curioso!!!

No dia 25 de Março, contei-vos o que tinha presenciado numa festa de aniversário de uma criança de 5 anos. Pois é...hoje, junto à 2ª circular, encontrei umas árvores cujas folhas são lilazes. Esta é a prova de que a criança que pintou a copa da árvore num tom que não era o verde, tem um conhecimento mais abrangente do que a "técnica" que dinamizava a actividade. Há coisas curiosas!

26 março 2007

Na LPDM Existem Verdadeiros Artistas!!

Hoje voltei à LPDM. Fui recebida mais uma vez pela Educadora Filipa Botto, que se mostrou novamente muito disponível e sempre disposta a responder às minhas dúvidas e inquietações. Desta vez fotografei os materiais de desperdício e outros, com os quais as crianças realizam os seu trabalhos artísticos, e também alguns destes trabalhos já concluídos. Voltei a sertir-me surpreendida...é incrível o ambiente que se vive lá. A arte é realmente mediadora de sentimentos e expressões, pois é nesta variante que os "meninos" mais se soltam.

25 março 2007

É Preciso Ler para Acreditar!!!

Hoje fui a um aniversário de uma criança de 5 anos. A festa foi realizada numa instituição de cariz privado, e a actividade pré acordada com eles foi a de artes plásticas. Até aqui tudo bem, não fosse depois eu ouvir o que ouvi...pois é, à frente destes tipos de eventos estão muitas vezes pessoas que de pedagogia nada percebem! A dada altura, uma criança convidada, pinta a copa de uma árvore em tom de roxo, e logo foi avisada pela "técnica" de que as árvores não eram daquela cor, e sim verdes! Onde está a criatividade desta pessoa responsável pela actividade? E porque é que a árvore não pode ser roxa? O mal dos adultos é castrar muitas vezes o imaginário dos mais novos, não os deixando dar asas à sua imaginação. Não existe maior liberdade, do que a de nos podermos expressar livremente, sem medo de criticas, sem ter receio de ir contra o que está pré-concebido. Estamos em pleno Séc. XXI, e mesmo assim continuamos presos às mesmas teorias de há muitos anos atrás. Como é que é possivel? Quando marcarem um aniversário dentro destes moldes, informem-se primeiramente das regras que a instituição tem, certifiquem-se de que as crianças não irão ser obrigadas a pintar com as cores "ditas" correctas, de acordo com as regras que a "técnica" que dinamiza a actividade tem.
As crianças ao longo da sua aprendizagem, têm realmente que aprender e adquirir certas regras e técnicas de pintura, recorte, colagem, etc.,mas isto não implica que se castre a criatividade da criança.