24 março 2007

Acções de Formação

O Seminário de "Avaliação e Desenvolvimento da Criatividade" deixou-me com imensa vontade de voltar a fazer acções de formação/workshops/seminários. A verdade é que o ano passado fiz 7 acções de formação, mas este ano não tenho tido muito tempo ( o mestrado já me ocupa o suficiente ). Mesmo assim, sempre que posso...lá estou eu! Pois é, a Associação Reflexos, vai promover uns workshops muito interessantes...não poderei ir, pois realizam-se ao sábado e eu tenho aulas na faculdade, mas não quis deixar de partilhar com vocês esta informação.
14 de Abril - workshop "A Música e as Técnicas Expressivas em Terapia"
26 de Maio - Worshop "Jogos Pedagógicos e Dinâmicas de Grupo "
O ISPA também tem um gabinete de formação permanente muito interessante. Eu realizei nesta instituição o curso de "Educação pela Arte", e foi sem dúvida a acção de formação que mais prazer me deu. Recebi hoje o plano de formação do ISPA para o mês de Abril e Maio, e fiquei com imensa vontade de me inscrever em duas acções de formação. Ainda vou pensar nesta questão! Aqui vão as datas das acções que estão mais intrisecamente relacionados com a minha actividade de educadora, e que por isso mesmo despoletam esta minha vontade de querer participar sempre que posso.
14 de Abril a 12 de Maio - Introdução à Musicoterapia
21 de Abril a 5 de Maio - Introdução ao Tabuleiro de Areia
14 de Abril a 12 de Maio - Psicomotricidade em Crianças e Jovens
Espero ter contribuido de alguma forma, para relembrar o quanto é importante a formação permanente ao longo da vida.

23 março 2007

Herbert Read

"Estou seguro de que o que está errado no nosso sistema educativo é precisamente o nosso hábito de estabelecer territórios separados e fronteiras invioláveis; e o sistema que proponho (...) tem por único objectivo a integração de todas as faculdades biologicamente úteis numa única actividade orgânica. Afinal não faço distinção entre ciência e arte, excepto no que respeita aos métodos, e julgo que a oposição criada entre elas no passado se deveu a uma visão limitada de ambas as actividades. A arte é a representação, a ciência a explicação - da mesma realidade."
Herbert Read in "A Educação pela Arte" - Leiam este livro ... verão como não se arrependerão! Eu já o conheço há alguns anos, mas no âmbito do mestrado que estou a realizar tive que me debruçar de forma mais profunda sobre esta obra. Vale a pena!

22 março 2007

B-ON

Olá. Hoje quero falar-vos de uma excelente biblioteca que a Internet tem. É a b-on, e é qualquer coisa de espectacular! Se é estudante, ou simplesmente uma pessoa que gosta de se manter informado, não hesite, entre na b-on e vai ver como vai adorar. Após fazer o registo, pesquisamos e adicionamos à nossa pasta pessoal, todo a informação que pretendemos guardar. É fácil e cómodo. Aqui vai o endereço electrónico desta página, com a certeza de que vão adorar.

21 março 2007

O Ensino da Arte

" Na minha opinião, existem dois tipos principais de justificações para o ensino da arte. O primeiro tipo sublinha as consequências instrumentais da arte no trabalho e utiliza as necessidades concretas dos estudantes ou da sociedade como base principal para confirmar os seus objectivos. Este tipo de justificação denomina-se contextualista. O segundo tipo de justificação destaca o tipo de contribuição à experiência e ao conhecimento humanos que só a arte pode oferecer; acentua o que a arte tem de próprio e único. Este tipo de justificação denomina-se essencialista." Elliot W. Eisner in " Educating Artistic Vision "

20 março 2007

Arte-Terapia

O ano passado fiz um curso de artes plásticas na Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia, com o professor Eurico Gonçalves. Hoje, enquanto lia o livro Encontro da Arte-Terapia com a Psicopedagogia de Fagali, adorei uma frase que quero dividir com vocês. Este autor diz então que " a arteterapia nasce das práticas e reflexões que marcam um novo espaço terapêutico contemporâneo, numa fronteira entre as artes e a psicologia. Constitui-se como uma construção que busca identidade própria, enquanto prática e reflexão terapêutica, destacando... artes plásticas, como mediadores para a cura e o desenvolvimento humano."

19 março 2007

A Música como Forma de Arte

A música não deixa de ser uma forma de arte. Muitas crianças expressam os seus sentimentos e vontades através de actividades musicais, assim como outras os expressam através de artes plásticas. Andreas Rett e Horst Seidler, mencionam na livro A Criança com Lesão Cerebral que " É possível através da música activar processos de aprendizagem, porque a música é aceite como meio para aprender. Será tanto mais significativo quanto mais acentuada for a falta da fala".

18 março 2007

Avaliação e Desenvolvimento da Criatividade

Sábado de manhã estive num Seminário de "Avaliação e Desenvolvimento da Criatividade" na Faculdade de Psicologia, onde foi abordado não só a criatividade enquanto factor de desenvolvimento, como também os processos através dos quais podemos estimular essa mesma criatividade. A verdade é que existem testes para avaliar e desenvolver a criatividade, e no entanto há quem continue a considerá-la um "capricho" e um factor supérfluo à educação. Este Seminário foi organizado pela Associação Educativa para o Desenvolvimento da Criatividade, e eu gostei particularmente das intervenções da Doutora Ivete Azevedo e da Professora Doutora Bonnie Cramond que é a directora do Torrance Center for Creativity and Talent Development. Se o ensino em geral desse mais valor à criatividade e a tudo o que diz respeito à arte, talvez os nossos alunos se interesassem mais pela aprendizagem, que actualmente lhes é quase sempre imposta, sem que haja a preocupação de captar a sua atenção e concentração. Talvez houvessem menos alunos desinteressados e desmotivados.
Em Junho irá realizar-se outro Seminário dentro desta temática. Fica desde já a promessa de que atempadamente colocarei ao vosso dispor a data e local de realização neste meu blog.