17 março 2007

Vamos Comprar Dossiers Liiindos!

No dia que estive na LPDM, tal como já tinha dito no meu post anterior, fotografei alguns dos trabalhos que estas crianças/jovens realizaram. Aqui ficam uns dossiers feitos por eles, e lembrem-se sempre que quando precisarem de comprar algum, não custa dar um pulinho à liga, pagar apenas 4 euros e obter um dossier espectacular! Todos os trabalhos que eles realizam, são quase sempre feitos à base de pasta de papel ou material de desperdício.

15 março 2007

A Decoração da LPDM

Hoje irei mostrar-vos algumas fotos que caracterizam o espaço da LPDM. Nunca tinha estado num sítio tão colorido, alegre e que me transmitisse tanto... Vejam só o que estes jovens fizeram aos seus armários, estantes e computadores. Digam lá que não está giro?

14 março 2007

Finalidade da Arte

" Uma das finalidades da arte é contribuir para o apuramento da sensibilidade e do desenvolvimento da criatividade dos indivíduos. Na Educação, esta finalidade é uma dimensão de reconhecida importância na formação, ampliando as possibilidades cognitivas, afectivas e expressivas. Desenvolver o poder de discriminação em relação às formas e cores, sentir a composição de uma pintura e tornar-se capaz de identificar o que está representado, requer trabalho e motivação do sujeito. "
João Pedro Frois/ Elisa Marques/ Rui Mário Gonçalves in "Colóquio/Educação e Sociedade" - nº6 Nova Série´

Visita à Liga Portuguesa dos Deficientes Motores - LPDM

Há uns dias atrás estive na Liga dos Deficientes Motores no Casalinho da Ajuda. Esta oportunidade surgiu através do Fisioterapeuta Jorge Santos, que actualmente me faz tratamentos diários, e que presta também serviços a esta Associação. A ele devo a minha ída à LPDM. Vou-vos dizer que fiquei maravilhada, pela qualidade e diversidade de trabalhos que eles realizam. Estive apenas em 3 salas, que estão sob a alçada da Educadora Filipa Botto, a quem agradeço imenso a disponibilidade e interesse em me informar e mostrar o espaço onde trabalha. A Dra. Luisa Rodrigues, recebeu-me muitissimo bem, e digo-vos mais uma vez, que vale a pena visitar este local. As relações humanas existentes entre os adolescentes (maiores de 18 anos, e todos portadores de algum tipo de deficiência) e a educadora, assim como com as auxiliares, é fenomenal. Vi-os a fazerem actividades , que depois de concluídas fotografei. Por razões óbvias não pude fotografar estes jovens, mas apenas o que eles realizam. São uns verdadeiros artistas!!!

11 março 2007

O Início deste Blog

"O que transforma o mundo é o conhecimento. (...) Só o conhecimento é capaz de mudar o mundo, deixando-o, ao mesmo tempo como ele é. Quando olhamos para o mundo com conhecimento, concluímos que as coisas são imutáveis e, contudo, em perpétua transformação. (...) Do casamento entre o belo e o conhecimento nasce algo (...) a que as pessoas chamam arte."
Yukio Mishima, in "O Templo Doirado"