16 julho 2007

Pintura com Pasta de Dentes

Esta actividade tem um carácter de inovação, pois permite que os meninos pintem em relevo. Para além disto, vai-lhes desenvolver o léxico, pois terá que se explicar o que é uma pintura em relevo, assim como a restante informação adicional necessária à compreensão da actividade. A pasta de dentes será então colocada em diferentes pratos rasos (tantos quantas cores se pretender fazer), e misturada com a tinta pretendida. De seguida, cada criança irá espatular o que bem entender na sua respectiva folha de cartão. Cabe a quem dinamiza a actividade, dizer que é possível eles fazerem um desenho com a espátula, não tendo então que ser abstracto obrigatoriamente. Os meninos terão oportunidade de experimentar e aprender a fazer desenhos, sem que seja necessário um lápis ou caneta. Quando se transmite esta informação às crianças, o próprio adulto tende a ficar curioso por ver o resultado final da actividade, pois algumas crianças realizam mesmo um desenho com a espátula, como se de uma caneta se tratasse. Para finalizar a pintura espatulada que fizeram, podem ainda utilizar garfos (de brincar) e até outros utensílios que permitam fazer desenhos.
Objectivo Geral:
Promover técnicas de pintura em relevo

Conteúdos:
Manusear a espátula com destreza
Desenhar com a espátula
Perceber que podemos dar outra utilidade às coisas, como acontece com esta pintura com pasta de dentes
Recursos materiais:
Pasta de dentes
Espátulas (de médico ou de gelados)

Cartolinas A4
Digitinta
Pratos Rasos
Garfos plásticos para desenhar no relevo
Estratégias:
Deixar os meninos misturarem as tintas com a pasta de dentes

Permitir que cada criança escolha a cor ou cores com que quer espatular a sua folha de cartão A4
Promover a ideia de se poder fazer um desenho com a espátula, ao invés de ser um lápis

Preparação da Actividade

Realização da Actividade:

14 comentários:

Anónimo disse...

Oi Susana mais uma vez mostraste que existem mil e uma maneiras de se fazer actividades com as crianças ,bastando para isso um pouco de criatividade.devo-te dizer que achei esta actividade de pintura com pasta de dentes girissima e acho que as crianças iraõ adorar,continua com o bom trabalho. beijocas

Anónimo disse...

OI Susana, é a primeira vez que visito o teu blog,já me tinham dito que continha coisas muito interessantes e uteis e realmente fiquei muito impressionada com a dedicaçaõ e trabalho patente no teu blog e irei visita-lo com frequência.parabens

Anónimo disse...

Dá para fazer com qualquer tipo de pasta de dentes? Ou tem de ser alguma em especial? Não sairá caro? Outra coisa: Seca para sempre? Qual a quantidade de tinta miga? Beijos e adorei esta postagem, mas como nunca tinha ouvido falar deste tipo de pinturas, nem mesmo por ti, fiquei espantada e curiosa com esta actividade. Beijocas e fico à espera da tua resposta. AH é verdade, quando é que acabas as tuas aulinhas? O nosso cafezinho é para este ano ou para o próximo? Beijo

Anónimo disse...

Já estou a imaginar a minha filha a ir buscar a pasta de dentes e a fazer lindos desenhos na colcha da cama... É uma belissima ideia. Vou aproveitar para brincar com a minha filha.
Beijocas de Miguel Moura.

Anónimo disse...

Oláááááááááá!!!
Eh,eh,eh, FANTASTICAMENTE FANTÁSTICO!Também vou fazer, olé, só que acho que vou utilizar as escovas de dentes "velhas" que guardo sempre e vai muito divertido, "gorda gira"!
Ah não tem nada a ver, não te esqueças do CONVITE!!!Beijoquinhas!

susana disse...

Migui: Obrigado mais uma vez. Outra coisa, podemos sempre combinar e fazer estac actividade com os nossos meninos da nossa família!! O que é que achas?? Beijoca

Lina: Fiquei feliz quando vi que tinhas vindo espreitar o meu blog. Fico à espera de outros comentários teus, que para mim são sempre uma delícia. Beijinho grande recheado de carinho.

Madalena: Oi linda. Esta actividade pode ser feita com qualquer pasta de dentes de cor branca (para não influenciar e modificar a cor que se pretende obter). Eu comprei pasta de dentes muito baratas, mais ou menos 0,50. A pintura seca e fica com um cheiro engraçado...uma ligeira nuance a mentol (as minhas pastas de dentes eram de menta). Se queres um azul bebé, por exemplo, misturas um pouquinho de tinta azul numa quantidade razoável de dentífrico. Depois de mexeres com a espátula, adicionas mais tinta ou não, dependendo do que pretendes. Atenção que mesmo que mistures pouca tinta, a cor desta prevalece sempre sobre o branco, dando desde logo uma tonalidade à pasta de dentes. Espero ter esclarecido as tuas dúvidas.
Acabo aulas esta semana, embora tenha trabalhos para entregar até Setembro. Temos que combinar um encontro. Beijinho


Miguel de Moura: Oi Miguel...há quanto tempo!!! Como te correu este semestre? Eu calculei que tinhas deixado de vir ao meu blog por causa das frequências/exames, e depois o Pedro confirmou-me esta teoria. Espero que te tenha corrido bem, pois trabalhar e estudar é um esforço enorme, e tu mereces ser recompensado por isso. Beijocas à Carlinha e à vossa Carolina.


Mafalda: Parabéns por teres conseguido atingir os teus objectivos miga. Acredita que estou mesmo muito contente por ti, pois tu mereces mesmo. Então agora moras aqui nas minhas bandas é?

Olha miga, não vou poder ir à inauguração, pois um amigo meu casa-se nesse dia. Aliás, eu acho que tu sabes quem é! É o Nené que começou a namorar com a Céu da nossa turma do 4º ano, lembras-te? Ela era de dia mas mudou-se para o ensino nocturno no último ano, mais uma colega dela que se chamava Sara. Entretanto começou a namorar com um amigo meu de infância, e casam-se dia 28 deste mês. Acredita que se pudesse estaria contigo a dar-te o maior apoio do mundo, pois tu mereces mesmo. Beijocas gordas de mim para ti, e espero que o dia 28 seja apenas o começo de uma fase "brutal" na tua vida.

liliana brito disse...

trabalho fantastico,como sempre!
como todas as outras técnicas,esta é de facto mais uma que vou memorizar para um dia mais tarde!
parabens miga e continuaçao de um bom trabalho!
beijinhos

susana disse...

Minha querida, tu até de férias na Suíça te lembras do meu blog. Não imaginas o ar admirado com que fiquei quando vi o teu comentário. Como é que é possível a Lea comentar o meu blog, se foi 2 semanas de férias para a Suíça? Bem...adoro-te miga, não há palavras para o apoio que me tens dado. Beijocas e para a semana cá te esperamos.

Anónimo disse...

olá susana. é a primeira vez que visito o seu blog e estou agradavelmente surpreendida. sou finalista em educação de infância e vim aqui parar ao pesquisar acerca do valor da cor na pintura das crianças. é incrível como é difícil obter informação tão específica! bem, de qualquer forma, queria apenas desejar felicidades e felicitá-la por partilhar a sua sabedoria.é realmente louvável nos dias de hoje que alguém patilhe o que sabe apenas por gosto. parabéns!

susana disse...

Obrigado Joana pelo comentário carinhoso que deixou aqui. Dê um pulinho à página inicial deste blog, e sempre que tenha alguma dúvida ou queira simplesmente dar uma sugestão, diga. Beijocas e até breve.

www.artedesenvolvimento.blogspot.com

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

Olá colega,

Gostei muito desta actividade, vou tentar experimentá-la com o meu grupo de crianças. Se quiser ver o resultado espreite o nosso portfolio de grupo, em http://blogue-folio.blogspot.com.

Obrigada, voltarei!

Anónimo disse...

Olá Susana, era isto que eu estava buscando. Trabalho como voluntária em uma escola pública no Rio de Janeiro, e os nossos recursos são mínimos, essa técnica será muito bem aproveitada com as minhas crianças. Parabéns e um forte abraço.

clinicadomarques disse...

É excelente ver que a vossa criatividade é muita pois utilizam algo que facilmente todos temos em casa para realizar atividades com as crianças e desenvolver as suas competências. Afinal a pasta dos dentes não é só para lavar os dentes. Parabéns pelo trabalho.

espacodiferente.blogspot disse...

Oi adorei a técnica mas a pasta não vai esfarelar quando estiver seca??